quinta-feira, 21 de maio de 2009

Descodificação do emblema

Descodificação do emblema

O emblema do Benfica foi elaborado entre 13 de Dezembro de 1903- quando surgiu a ideia de criar o clube – e 28 de Fevereiro de 1904, a data da fundação. A inclusão de cada elemento tem uma explicação com forte carga simbólica.

Águia:

Está colocada em cima do escudo, de asas abertas. Quando o Benfica foi fundado em 1904 – então Sport Lisboa – os dirigentes escolheram a águia como identificação principal para o emblema “por se tratar de uma ave altaneira plena de autoridade, força, vitória e orgulho, símbolo de elevação de propósitos e de espírito de iniciativa.

E Pluribus Unum:

A divisa, inscrita numa faixa vermelha e verde (as cores nacionais) colocada nas garras da águia, foi sugerida por Félix Bermudes – um dos fundadores do clube – e representa a apologia da união e do espírito de família que caracterizou a criação do clube.

Bola de Futebol:

Ainda com aspecto de coro castanho – idêntica às bolas utilizadas no inicio do século XX aquando da criação do clube – a bola de futebol colocada no centro do emblema justifica-se porque o Benfica começou por ser um clube exclusivamente de futebol.

Roda de Bicicleta:

Em 1908, quando o Sport Lisboa se fundiu com o Grupo do Sport Benfica e deu origem ao Sport Lisboa e Benfica, o emblema sofreu uma alteração significativa. Foi incluída a roda de bicicleta porque o grupo do Sport Benfica apesar de ter um campo de futebol, era um clube vocacionado para o ciclismo e para o atletismo.

Escudo:

Ocupa parte do diâmetro da roda de bicicleta e está dividido ao meio com as cores do equipamento: a metade esquerda de cor vermelha e a direita de cor branca, sinónimos de “alegria, colorido e vivacidade como base de entusiasmo na luta em desporto”.

S.L.B.:

A meio do escudo, está colocada uma faixa mesmo da bola de coro, com a abreviatura do nome do Clube.

Sem comentários: